<a href="http://supravidasecular.bandcamp.com/album/ritmada-eloquencia-poetica-vol-i-ep">Causa Primaria by S.U.P.R.A. Vida Secular!</a>

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mexer, Colar, Misturar

Fazer remix é uma prática dominada eximiamente por D.J.`s especializados e produtores de música eletrônica, que na maioria das vezes subvertem a canção original – apresentando um resultado que pode agradar ou decepcionar. Partindo do zero, eles utilizam uma voz à capela gravada (interpretação vocal sem nenhum acompanhamento instrumental) ou samples (amostras ou pequenos trechos melódicos, harmônicos ou rítmicos) para reconstruir uma determinada composição musical, onde é permitido adicionar outros instrumentos. Misturar tudo novamente é um verdadeiro desafio para os profissionais de estúdio, movidos pelas inúmeras possibilidades de transformação sonora. Foi pensando nisso que decidi abrir os arquivos – apenas os vocais – de duas músicas clássicas do repertório do projeto S.U.P.R.A. Vida Secular! e disponibilizá-las para que qualquer remixador possa mexer livremente, desde que os créditos sejam dados ao autor da obra lítero-musical e ao intérprete da gravação.


A cappellas disponíveis em: www.overmundo.com.br/overmixter/media/people/supra-vida-secular



segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Carta

A versão brasileira da revista mensal Rolling Stone vem sendo publicada desde outubro de 2006, de lá pra cá já foram 23 capas, mas só recentemente um homem negro ganhou destaque como matéria principal – na edição nº 22, julho de 2008. O fotografado da vez foi o candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama. Fiquei tão surpreso que não pude deixar de manifestar a “ousadia” da publicação ao colocar um afro-descendente no foco das atenções e a importância deste. Digo isso porque 99% das matérias de capa são feitas com personalidades de pele branca (artistas, músicos, políticos, modelos, etc.). Se “tudo que importa” é cultura pop, música, moda, política e comportamento os negros não podem ficar de fora, deveriam estampar a primeira página pelo menos seis vezes ao ano. Afinal, a indústria cultural se resume apenas a rock and roll e a meninos e meninas caucasianos? A carta foi publicada na edição nº 23 (Página 12 – capa: Paulo Coelho, agosto de 2008).

Clique na imagem para ampliar!