<a href="http://supravidasecular.bandcamp.com/album/ritmada-eloquencia-poetica-vol-i-ep">Causa Primaria by S.U.P.R.A. Vida Secular!</a>

domingo, 16 de outubro de 2011

O Cavaquinho do Eddinho

A primeira vez que ouvi o timbre vocal do Edward Louis Severson III foi através da canção Alive - faixa do álbum Ten (1991) - à frente de sua banda Pearl Jam. Mais conhecido como Eddie Vedder, a voz marcante do intérprete tornou-se a marca registrada do grupo de rock estadunidense emplacando sucessos que já são verdadeiros clássicos: Jeremy, Even Flow, Black, Daughter, Better Man e Do The Evolution.

Link Ao longo de 20 anos, Ed e P.J. - assim como o Nirvana de Kurt Cobain - influenciaram jovens músicos seduzidos pelo som roqueiro característico rotulado na época de "grunge", gênero associado ao estilo alternativo e desleixado dos meninos cabeludos com suas calças rasgadas e surradas camisas de flanela. Hoje, Vedder é um quarentão chefe de família e continua tocando com seus velhos amigos do "pérola jeléia", mas após tanto tempo em uma grande banda sentiu a necessidade de lançar-se em carreira solo. Em 2007, a convite do ator e diretor Sean Penn, compôs a trilha sonora do filme Into The Wild (Na Natureza Selvagem), que contém nove faixas autorais e mais duas de outros autores.
 
Ukulele Songs, de 2011, é o seu mais recente trabalho como artista principal, no qual Eddinho canta músicas escritas por ele acompanhado pelas cordas de um... ukuléle - instrumento derivado do cavaquinho, que foi levado por portugueses para o Havaí no início do século XX -, um álbum de clima intimista com letras sentimentais entoadas por um trovador melancólico.

O C.D. abre com Can't Keep - gravada originalmente pelo Pearl Jam em 2002 - e o que se ouve a seguir são canções simplesmente apaixonadas executadas por alguém que parece estar à beira da praia declarando-se para o seu amor. Belas composições saltam logo aos ouvidos: Without You, Goodbye, Broken Heart, Longing To Belong, You're True, Light Today e Sleepless Nights. A única participação especial é a da cantora Cat Power em Tonight You Belong To Me.